Muitas vezes, os pais sentem dificuldade para interpretar os sintomas na infância. Daí, a importância de manter um diálogo aberto e tentar entender a criança. Separamos seis sintomas, que os papais e mamães devem ficar atentos:
Todos, são sintomas que merecem total atenção e devem procurar orientação médica para uma avaliação.
Por mais que pareça um sintoma corriqueiro, é importante descobrir o que desencadeia o incômodo. São tantas causas possíveis que o diagnóstico do pediatra precisa ser feito após analisar como é a alimentação, o sono, a capacidade de visão, entre outras situações. Portanto, sempre fique atento ao comportamento do seu filho, de modo que consiga relatá-lo corretamente ao médico.
Para saber qual a intensidade da dor de cabeça da criança, uma dica é observar se ela produz algum impacto na rotina. Os bebês e as crianças menores ainda não saberão descrever se o incômodo está fraco ou forte. Por isso, é importante notar se eles param de brincar quando reclamam da dor. Caso interrompam a atividade, procure o pediatra.
A dor de cabeça pode ser motivada por um ganho secundário, em alguns casos. Seu filho percebe que, quando diz que está se sentindo mal, consegue cafuné e carinho dos pais. Logo após receber atenção, já volta a se divertir. Nessa situação, suprir a carência da criança já soluciona o problema.
Após descobrir o que causa a dor, fica mais fácil tratá-la. Mas não se preocupe: há medicamentos que podem aliviar o incômodo de imediato. Nos casos em que a dor é em peso ou aperto (como se estivesse com um capacete justo) dura de 30 minutos a 72 horas contínuas, com frequência mensal e intensidade leve ou moderada, a indicação é apenas de tratamento da crise, sem a necessidade de medicamentos preventivos. Os analgésicos, como Dipirona e Paracetamol, podem ser usados, desde que com frequência moderada. E claro: não cabe a você escolher o remédio. Pergunte antes ao especialista qual medicamento pode ser usado no momento da dor.
A Cliniafagu Baby está a sua disposição toda semana. Temos ótimos profissionais capacitados para atender todas as idades. Para agendar sua consulta, chame a gente através do WhatsApp ou Facebook/Messenger, clicando no botão do chat que está no canto inferior esquerdo da tela, ou mesmo, solicite uma ligação preenchendo o formulário na página “Contato” do menu inicial.