Muito se discorre sobre a importância da psicologia na infância, tendo em vista o seu valor contributivo para o enfretamento das mais diversas situações da vida infantil, estejam elas já sendo vivenciadas no momento da terapia ou caso se queira ajuda precoce. Assim, por seu processo terapêutico, a especialidade em fala trabalha para que a criança seja capacitada a enfrentar com tranquilidade os desafios aos quais está sujeita na infância.
Dentre tantos benefícios desse acompanhamento, queremos apresentar pelo menos 7 deles que irão contribuir para o desenvolvimento emocional saudável da criança.
1. Identificação de comportamentos atípicos e suas causas:
Mudança brusca de personalidade e comportamento, timidez em excesso, dificuldade no relacionamento interpessoal e barreiras na aprendizagem são alguns exemplos de situações atípicas que necessitam de intervenção de um profissional qualificado.
2. Alívio para o sofrimento da criança:
Assim como em outras fases da vida, na infância a criança passa por situações adversas, as quais provocam um grande sofrimento psíquico. Porém, pela sua imaturidade, é necessário que o psicólogo trabalhe para que a criança se sinta segura e estável.
3. Auxílio à professores e demais cuidadores:
A terapia psicológica também fornece informações aos cuidadores da criança, a fim de que se saiba como contribuir para a segurança emocional do menor, quando este estiver em outro ambiente que não o lar ou a clínica.
4. Aprofundamento junto a outros especialistas:
A partir das primeiras sessões, o psicólogo pode perceber a necessidade de um acompanhamento junto a outros especialistas, tais como psiquiatra, pedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta, dentre outras especialidades e/ou atividades que irão contribuir para o completo desenvolvimento do menor.
5. Construção de repertório de enfrentamento:
Todos nós precisamos desenvolver estratégias para compreender e enfrentar as adversidades. A terapia psicológica fornecerá alternativas construtivas nos momentos de adversidade da vida infantil.
6. Fornecimento de recursos:
Além do trabalho clínico, o trabalho em no lar, realizado pelos pais ou responsáveis, é de extrema importância e necessário para se obter rendimentos positivos de forma mais rápida.
7. Direcionamento aos responsáveis legais:
Embora seja voltada à criança, a psicologia infantil também ajudará os responsáveis legais. Quando escolhem um profissional para acompanhar seu filho, os responsáveis assumem responsabilidades e são direcionados pelo especialista para juntos trabalharem em prol do sucesso e bem-estar do menor.
Diante desses aspectos importantes é possível perceber o quanto, mesmo antes de qualquer sintoma aparente, a criança precisa de acompanhamento psicológico. Portanto, invista desde já na saúde mental do seu menor!
A Cliniafagu conta com psicólogos especialistas no processo terapêutico infantil e podemos te ajudar, dando o primeiro passo para que sua criança tenha bem-estar psicológico. Conte conosco sempre!
Produção de conteúdo: Sarita Bezerra