Meu filho está resfriado e com tosse. O que fazer?
Hoje vamos falar sobre algo muito comum que tem trazido os papais aflitos ao consultório pediátrico. Estamos passando por um momento bem crítico por tudo o que vem acontecendo no mundo, principalmente porque esta é também uma época sazonal de doenças respiratórias. Pensando em ajudar os papais nesse momento em que não querem expor seus filhos a aglomerações em hospitais ou UPA’s, vamos dar algumas dicas importantes.
Se o seu filho tem apresentado tosse, coriza constante e até febre. Preste atenção nestas orientações e saiba como agir:
- Lavagem Nasal: Sim, vai aliviar muito a coriza. Em crianças maiores recomendamos utilizar a quantidade de 10 ml de soro fisiológico e em bebês pode ser menor, de 1 a 5 ml. E como fazer? Com seu bebê sentado aplique a quantidade de 5 ml de soro dentro da narina, de uma vez. Em seguida, faça isso novamente na outra narina. O que faz a lavagem nasal ser eficaz é a quantidade de soro e a velocidade do jato aplicado, então não tenha medo. Faça isso 4 a 5 vezes ao dia enquanto houver coriza e tosse;
- Inalação com soro: Acredite, quanto mais inalação com soro melhor. E porquê? Você estará umidificando as vias aéreas e fluidificando o muco, facilitando a eliminação da secreção.
- Hidratação: mantenha seu filho bastante hidratado, ou seja, muita água, suco natural de frutas e em casos de bebês, mantenha-os bem amamentados.
- Analgésicos e Antitérmicos: são úteis para aliviar sintomas como febre (temperatura igual ou maior que 37,8 graus), dor de cabeça e dor de garganta. Use conforme orientado e prescrito por seu pediatra.
- Umidificador de ar: pode ajudar bastante pois a tosse piora com a falta de umidade.
- Mel de abelha: Em crianças maiores de 1 ano de idade foi comprovado a eficácia do mel em aliviar os sintomas da tosse. Lembrando de usar uma pequena quantidade e não esquecer de forma alguma de escovar os dentinhos depois.
E os sinais de alerta? Significam que seu filho precisa de uma avaliação pediátrica sem falta:
- Febre no resfriado costuma durar no máximo 72 horas, os sintomas da gripe em média duram 05 dias. Caso o seu filho tenha febre por mais de 03 dias, fique atento;
- Tosse persistente por mais de 10 dias;
- Falta de ar.
Lembrando que nenhuma dica substitui a consulta com o profissional pediatra.