Ano novo,metas novas! Não é verdade? É muito comum associarmos a virada do ano a algo mágico. Como se a passagem de um ano anterior para o posterior pudesse mudar as circunstâncias simplesmente porque o relógio marcou a primeira hora do primeiro dia do ano. Mas a gente sabe que as coisas não funcionam tão fácil assim. Quando queremos que algo mude em nós ou ao nosso redor, de verdade, precisamos de meta e estratégia. Concordam?
Dentre tantos desejos para o ano que está chegando, não deveríamos deixar de incluir e considerar a tamanha importância que é ter saúde. Esta deveria ser uma das prioridades para nós, considerando que ela nos possibilita realizar sonhos. Além da saúde ser um grande privilégio, é necessário buscá-la constantemente, não apenas através de hábitos saudáveis, mas também a partir de monitoramentos junto aos profissionais da área.
Ir ao médico não deve ser uma realidade esporádica, apenas em situações nas quais a doença já está em avanço. Este profissional é capacitado para diagnósticos precoces, ideias para um tratamento assertivo. Por isso, a partir do acompanhamento médico, estratégias de prevenção também podem ser tomadas para evitar o surgimento de doenças.
É claro que algumas condições de saúde que nos chegam independem de nós, mas, mesmo diante dessas, é preciso motivação e força para continuar um determinado tratamento ou evitar que a situação se agrave. Ou seja, sempre estaremos sendo convidados ao autocuidado, independente da presença ou ausência de doenças.
Algo que não podemos utilizar como justificativa é a ausência de informação nesse sentido. Inúmeros conteúdos são produzidos por ano para nos lembrar do cuidado com a saúde. Podemos até mencioná-los a alguém que está na fila de um banco, ao telefone, no trabalho, sem ao menos termos acesso, naquele momento, ao conteúdo, pois já decoramos listas com itens importantes, tais como:
Aproveitando este momento reflexivo que é a virada de ano. Pense acerca daquilo que você fez por sua saúde em 2021 e responda para si: ela foi sua proposta de mudança em 2020 também? Você cuidou dela? Em caso afirmativo, continue nesse caminho certo; caso não, permita-se , de fato, mudar o cenário, fazendo com que o autocuidado seja uma prática comum do seu dia a dia.
Se o seu foco é cuidar da saúde, conte com a Cliniafagu!
Sarita Bezerra