No dia 14 de janeiro celebra-se o dia do enfermo. Mas como podemos comemorar/celebrar um dia que nos lembra de enfermidade? Principalmente nos últimos dois anos, por conta da pandemia de COVID-19, estar doente tem sido uma realidade de muitas pessoas. Todavia, não é apenas a enfermidade decorrente do Coronavírus que tem assolado o mundo, outras, tanto esquecidas quanto novas, estão mostrando à população que o cuidado com a saúde é coisa séria e cotidiana. Daí a importância do dia enfermo!
Não é que devemos comemorar por existir pessoas doentes ou estarmos nessa condição.. Este dia, 14 de janeiro, deve ser mencionado para nos fazer lembrar de cuidarmos não apenas da nossa saúde, mas também da do próximo. Sim. Temos responsabilidade pela saúde do outro, sendo nosso dever assumir uma postura preventiva,para evitar que doenças transmissíveis ganhem proporções.
Neste dia, podemos também acolher, com palavras positivas, aquelas pessoas que se encontram enfermas e hospitalizadas, enviando mensagens que possam proporcionar alegria a quem está com a saúde debilitada. Além de nos ajudar a termos senso no cuidado preventivo, o dia do enfermo tem esse objetivo fraternal que nos oportuniza demonstrar o quanto a vida do próximo é importante para nós.
É um dia também para agradecimento aos profissionais de saúde, embora haja um dia específico para eles. A partir deles o enfermo pode ser cuidado e bem tratado para que possa voltar a ter sua saúde restaurada ou uma melhor qualidade de vida.
Aos que não se encontram doentes, o dia de hoje deve representar o cuidado pessoal, como brevemente citado anteriormente. É um convite para manter a saúde em dia, através de cuidados e hábitos que são imprescindíveis ao bem-estar tanto corporal quanto espiritual. Algumas atividades básicas e essenciais são : praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se bem, não esquecer da hidratação e ter momentos de lazer.
Nós da Cliniafagu, neste dia do enfermo, queremos desejar saúde a todos os nossos clientes, amigos e parceiros!
Cuidar da sua saúde e bem-estar também é se amar!
Sarita Bezerra