Segundo o dicionário Priberam, limite é “um momento, espaço de tempo que determina uma duração…”. Vendo-o do ponto de vista emocional, dizemos que estamos “ no limite” quando acreditamos não aguentar mais passar por determinada situação; muitas vezes, aquela que nos maltrata psicologicamente, o que também pode se estender ao aspecto físico.
As circunstâncias contemporâneas têm deixado muita gente esgotada. A preocupação com a saúde, o fator financeiro, isolamento social , contatos remotos e demais mudanças drásticas de rotina chegaram-nos de forma tão repentina que , embora mais de dois anos já tenham se passado, a pandemia resultante da Covid-19 ainda aponta consequências preocupantes à saúde mental.
Diante dessa percepção, considerar quando seus limites emocionais estão prestes a serem ultrapassados é decisivo para se ter qualidade de vida. Isso ocorre quando alguns sintomas começam a surgir e a atrapalhar sua rotina. Alguns deles são:
Em tudo precisamos de limites! Seja no relacionamento, trabalho, finanças, alimentação, atividade física ou demais áreas é necessário impormos barreiras que nos capacite a estar em conformidade com nossas condições, considerando que o limite é algo pessoal. Por isso, a busca por estar em equilíbrio com o corpo e mente é característica de um autoconhecimento e autorrespeito.
Se você tem dificuldades para estabelecer limites e, por isso, sofre para lidar com eventos do dia a dia, os quais te levam a uma sensação de esgotamento psicológico, procure a ajuda de um profissional.
Na Cliniafagu você encontrará psicólogos habilitados a te ajudar nessa questão. Conte com nossa rede de especialistas da saúde mental.
Produção de conteúdo: Sarita Bezerra