Chega dezembro e com ele mais um tema importante para ser abordado na busca por conscientização e fim do preconceito. Neste dia 1º, comemoramos o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS que ,embora soe um tanto paradoxal ter as palavras “comemorar” e “AIDS” na mesma frase, nos lembra dos percalços relacionados ao preconceito diante da doença, antes vivenciados de forma mais agravante por quem era soropositivo. Por isso, apesar dessa luta ainda não ter acabado, ter um dia para se falar abertamente sobre o assunto é motivo de comemoração.
Mas essa batalha ainda não acabou e, além de esclarecimentos a respeito da AIDS, o que ajuda numa melhor compreensão sobre ela e, consequentemente, evita preconceitos, o dia 1º de dezembro visa conscientizar a sociedade para a prevenção da doença.
A causa tem o laço vermelho como símbolo, o qual remete à solidariedade e ao compromisso na luta contra a AIDS, estando associado ao sangue e à paixão. Ele foi escolhido por um grupo de profissionais artistas de Nova Iorque, com o objetivo de homenagear pessoas próximas que haviam perdido a vida para a doença, sendo usado pela primeira vez em 1991.
Neste Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), muitas empresas desenvolvem atividades no intuito de divulgar e explicar o assunto. Os objetivos são: espalhar mensagens de solidariedade, esperança, incentivo e prevenção. Atitudes como essa, fazem com que haja um progresso significativo em relação à divulgação do tema e mais pessoas vão sendo alcançadas e ensinadas sobre o assunto.
Porém, ainda há desafios, principalmente agora, diante do cenário pandêmico que interrompeu pesquisas e o acesso às redes de apoio, centralizando a saúde na luta contra a proliferação da Covid-19. Mas não devemos nos esquecer de outros desafios que o mundo precisa enfrentar, sendo possível mudar o contexto se cada um cumprir com seu papel no enfrentamento do HIV.
Nós, da Cliniafagu, fazemos parte desse projeto de prevenção e gostaríamos que você também o fizesse, divulgando e falando abertamente sobre o assunto, não apenas neste dia, mas sempre que tiver oportunidade.
Juntos, somos mais fortes!
Produção de conteúdo: Sarita Bezerra.