Como parte do Outubro Rosa, nós da Cliniafagu nos dedicamos este mês a trazer temas relacionados à campanha que visa conscientizar e alertar acerca da importância da prevenção do câncer de mama. Hoje, seguindo esse objetivo, vamos falar sobre qual é a relação existente entre a apneia do sono e o Câncer de Mama. Então,não deixe de ler este conteúdo até o final; mesmo que você não tenha os sintomas aqui apresentados, esta informação pode te ajudar a ajudar outras pessoas.
O que é apneia do sono?
Caracterizada pela parada momentânea da respiração, podendo ser também uma respiração superficial no momento do sono, a apneia do sono provoca ruídos que são chamados de roncos. Porém, por mais simples que pareçam ser, esses roncos produzem barulhos que são entrecortados por engasgos, por conta da obstrução das vias respiratórias ocorridas em consequência dos músculos da faringe que ficam desregulados.
E o que esse distúrbio tem a ver com o câncer de mama?
Como a apneia do sono provoca interrupções das vias respiratórias, o oxigênio do sangue pode ficar abaixo de 90%, provocando o desenvolvimento de tumores como, por exemplo, o câncer de mama. Segundo uma pesquisa da Konkuk University, de Seul, na Coreia do Sul, a possibilidade de a mulher com esse distúrbio apresentar uma maior chance de desenvolver a doença é de até duas vezes.
Mas essa condição não deve ser preocupante apenas para quem não possui diagnóstico de câncer de mama, pois mulheres que já estejam em tratamento também correm riscos. Isso acontece porque após a quimio ou cirurgia o corpo precisa se recuperar através do sono; então, se a qualidade do sono não é boa, consequentemente o cansaço e indisposição trarão prejuízos para a paciente, dificultando o tratamento.
Caso você tenha percebido que o seu sono está desregulado, conforme as características apresentadas aqui, saiba que nós contamos com neurologistas especializados para melhor te auxiliar no tratamento adequado. Conte conosco e não deixe de procurar auxílio médico!
Produção de conteúdo: Sarita Bezerra