Que o homem se cuida menos que a mulher não é uma regra geral, mas é algo bem comum,sendo perceptível por eles irem ao médico apenas quando as coisas já não estão muito bem. Em sua grande maioria, essa ida ocorre por influência dos familiares e amigos, dificilmente por vontade própria.
Neste mês de campanha de prevenção contra o câncer de próstata, muito se tem falado acerca desse descaso com a saúde, demonstrado por parte da sociedade masculina. As causas, vão desde preconceitos e crenças em mitos acerca da doença e exames. Sobre o preconceito, já abordamos o tema na última publicação; hoje, queremos abordar alguns mitos e, aproveitar para mencionar algumas verdades acerca do câncer de próstata.
(X) MITO: O câncer de próstata é uma doença que afeta apenas o idoso.
Há sim uma incidência de casos da doença em pessoas com maior idade. Segundo as pesquisas, a porcentagem é de 70% da doença em pessoas com 70 anos. Mas ela não acomete apenas os idosos; apesar de serem raros, há casos em pessoas antes dos 40 anos.
(✔) VERDADE: Pessoas que possuem casos da doença na família têm mais chances de desenvolvê-la.
Sim. O câncer de próstata pode ocorrer por fatores de hereditariedade. O risco aumenta significativamente se houver casos da doença na família. Fique atento!
(X) MITO: Alguns exames podem substituir o exame de toque retal.
Esse exame ainda é considerado o essencial para detectar a doença, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, devendo ser realizado anualmente.
(✔) VERDADE: Os sintomas da fase inicial da doença não são perceptíveis.
Sim. Por isso é muito importante se cuidar e realizar os exames para um possível diagnóstico precoce. Quando os sinais da doença se tornam visíveis, o estágio já se encontra avançado.
Há muitas outras verdades e mitos acerca do câncer de próstata que não caberiam aqui. Mas, além de ter conhecimento sobre a doença, é necessário entender a importância do autocuidado, mesmo na ausência de informações confiáveis.
Nós da Cliniafagu queremos que você entenda essa importância. Por isso disponibilizamos conteúdo informativo semanalmente, além de um ambiente clínico com profissionais capacitados.
Produção de conteúdo: Sarita Bezerra