Ficando atrás apenas para o câncer de pele, o câncer de próstata é considerado o segundo mais comum entre os homens. Para que essa realidade mude, o exame preventivo é essencial e o mais indicado pelos especialistas, tendo em vista que o diagnóstico precoce possibilita maiores chances de cura. Porém, como já mencionamos no texto anterior a este, é o preconceito o grande problema enfrentado pela sociedade masculina.
O obstáculo do preconceito, embasado no mito de que realizar o exame de toque retal afeta a masculinidade, tem permeado o público masculino, mesmo em meio a tanta informação e campanha a respeito. De maneira que se tarda os cuidados e quanto maior a idade, maior a chance de incidência, tornando os casos de câncer de próstata mais frequentes.
Não apenas o exame de toque retal, como também o exame de sangue específico (PVA) e ultrassonografia do abdome e da próstata são os indicados para prevenção e diagnóstico do câncer mencionado. É necessário que, de acordo com os especialistas, esse cuidado ocorra anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Porém, segundo os estudos, quanto mais idade o paciente tiver e havendo casos em que o pai teve diagnóstico positivo, maior é a necessidade de realizar os exames.
O autocuidado, atrelado à capacidade de falar de maneira aberta e consciente sobre a doença são ações benéficas não somente para quem as pratica, mas também para quem convive e recebe essas informações. Portanto, não deixe para superar o preconceito e fazer o exame quando a saúde e qualidade de vida estiverem comprometidas .
Torne-se um agente de transformação e troque o preconceito pela VIDA!
Nós da Cliniafagu realizamos ampla variedade de exames com qualidade e tecnologia para que você continue em dia com a sua saúde. Prevenir-se sempre será a melhor escolha!
Produção de conteúdo: Sarita Bezerra